As fitas de LED e os neons são luminárias com múltiplas aplicações no mundo da iluminação, tanto doméstica quanto profissional. Trata-se de uma linha de luz contínua e sem interrupções, que pode ser instalada em trechos longitudinais, oferecendo assim um tipo de luz muito peculiar e característico.
Tipos de fitas de LED e neons
A diferença entre uma fita de LED e um neon está na estrutura da luminária. As fitas de LED mostram o chip interno, enquanto os neons o camuflam sob uma cobertura que ajuda a difundir e suavizar a luz.
Existem dois tipos de funcionamento, de baixa voltagem e de 220V. A principal razão pela qual os LEDs são fabricados em 24V DC é porque a corrente contínua é mais estável diante da sensibilidade do LED às variações de voltagem. As fitas e os neons de LED a 24V têm uma durabilidade muito maior do que aqueles que funcionam diretamente a 220V AC.
Fitas de LED e neons a 24V DC
Essas fitas de LED e neons de LED são projetados para funcionar com corrente contínua e de baixa voltagem, especificamente a 24V. Sendo corrente contínua, os LEDs não seriam compatíveis com a eletricidade doméstica, já que esta é de 220V AC e, além disso, é corrente alternada. Se conectarmos um LED desse tipo a 220V AC, o neon queimaria e se danificaria permanentemente.
Para que as fitas e os neons de LED sejam compatíveis com a corrente elétrica de 220V, é necessário um retificador. O retificador é um dispositivo que se instala entre a tomada de 220V AC e a fita ou o neon de LED 24V DC. Sua função é retificar não apenas a voltagem, mas também o tipo de corrente de alternada para contínua.
Qual driver devo escolher para minha fita ou neon de LED
Quando compramos uma fita ou um neon de LED, também devemos comprar um retificador. Para escolher o retificador correto (também chamado de driver), devemos seguir a seguinte regra: vamos observar a potência total da nossa fita (calculando os watts). Uma vez obtido esse valor, devemos selecionar um driver que atenda a duas condições: que a voltagem seja de 24V e que os watts suportados sejam pelo menos 10% superiores aos da nossa fita ou neon de LED.
Exemplo: se comprarmos 6 metros de neon 24V DC e cada metro consumir 12W/metro, teremos um total de 6 x 12W = 72W. O driver que teremos que selecionar será um driver de 24V DC capaz de suportar mais de 72W + 10% = 79,20W. Aqui sugerimos, por exemplo, um driver de 100W.
Os drivers podem ser reguláveis ou fixos. Se desejarmos que nossa instalação seja regulável em intensidade, devemos selecionar um driver regulável e uma fita ou néon de LED que também sejam reguláveis. Para que o sistema funcione corretamente, deve existir um interruptor do tipo potenciômetro ou regulador na instalação
Fitas de LED e neons a 220V AC
Também dispomos de fitas de LED e neons a 220V AC. Isso permite a conexão direta da luminária a uma tomada de 220V. Para completar um sistema de iluminação desse tipo, só precisaremos da fita/neon de LED e de um conector elétrico especial.
Montagem das fitas e neons de LED
A montagem desse tipo de luminária requer certa habilidade técnica. Para conectar uma fita/neon de LED a 220V ou a um driver de 24V DC, é necessário soldar os polos elétricos no início da fita ou neon de LED, sempre respeitando a polaridade.
Depois de montada a fita/neon de LED, devemos fixá-la à superfície desejada (tetos, paredes, degraus...). Podemos utilizar clipes pontuais ou perfis de alumínio retos, que ajudarão a garantir um efeito estético perfeito.
Comentários (0)